18:25

Estudante da UE sente terramoto de L’Aquila


Soraia Carmo é estudante do segundo ano do curso de história na Universidade de Évora, estando neste momento a estudar em Itália na Universitá Della Tuscia, ao abrigo do Programa Erasmus.
O UE’Spírito entrou em contacto com esta estudante portuguesa que com simpatia respondeu às nossas questões.
Neste momento, Soraia Carmo reside em Viterbo, localidade situada a cerca de 100 km de L’Aquila, povoação que na madrugada de 6 de Abril foi completamente dizimada por um violento terramoto.
Nessa madrugada, Soraia Carmo dormia tranquilamente quando foi acordada por um abalo violentíssimo. Diz a entrevistada que “O terramoto mais intenso viveu-se com medo. Posso dizer que se viveram momentos de muito medo, porque sentir a casa a abanar, sabendo que é algo que não se pode controlar mete muito respeito”.
O day after de Soraia Carmo e, imagina-se dos demais estudantes portugueses a residir naquela zona de Itália foi de permanente contacto com Portugal. “O telefone não parou de tocar e a caixa de
email encheu-se, tal não era a preocupação sentida pelos familiares e pelos amigos”- referiu a estudante. Esse dia, foi também uma jornada de reflexão para Soraia que confidenciou “pensei que se o epicentro do terramoto tivesse sido 100 km ao lado, eu teria sido uma das vítimas e essa ideia não me agrada muito”.
Esta estudante contou ainda ao nosso jornal que “as réplicas têm-se feito sentir. Tem sido pelo menos uma por dia. Inclusive, no dia a seguir ao grande terramoto, verificou-se uma forte réplica, por volta das 19:40. Não durou mais de 5/6 segundos, mas na altura pareceu uma eternidade, tal não foi a intensidade do abalo.
Soraia fez também uma radiografia ao estado de alma italiano. "Vivem-se momentos de dor e luto, contudo, as pessoas tendem a seguir as suas vidas. Esta calamidade revelou também a generosidade italiana. Fiquei fascinada com a bondade com que estas pessoas se movem para ajudar no que for necessário" – rematou Soraia Carmo.

João Barnabé

Comments (0)

Enviar um comentário