03:20

VIII Capa e Saia foi um sucesso

Foi no passado dia 28 de Março o VIII “de Capa e Saia”, que contou com a presença de quatro tunas femininas. O UE’Spírito esteve lá a servir de guia a uma das tunas.
No dia 27 realizou-se um arraial com uma churrascada para as tunas e algumas bebidas à mistura. Zé Mendes abriu o espectáculo com a sua maravilhosa actuação seguindo-se o DJ Dudaz.
O dia 28 começou logo cedo com um check sound das tunas no auditório nobre do Espírito Santo. Depois deste seguiu-se um almoço na cantina com confraternização das tunas. Pela tarde começou o Passa Calles nas ruas de Évora, Começaram duas tunas no jardim (Tuna Sadina e Mondeguinhas) e no templo começaram as outras duas: a Tunassa e as Feminis Ferventis. As quatro se encontraram na praça do Giraldo e acabaram onde começaram as outras duas.
Após o Passa Calles houve uma confraternização das tunas no COMES. Após mais um jantar na cantina oferecido pelos SASUE seguiu-se o festival no auditório nobre do Espírito Santo. A casa estava praticamente cheia, o cartaz era bom e os preços acessíveis facilitaram esta enchente. Nós tivemos dentro da acção, nas salas de ensaio, o nervoso miudinho reinava debaixo do auditório nobre.
Apenas a Tuna Sadina não era estreante em Évora, as outras tunas eram todas elas iniciantes, muito animadas e um grande espírito de amizade reinava num grande grupo que pretendia defender as tunas académicas; todas em palco frisaram esse ponto, o facto de estarem em êxtase com a quantidade de pessoas presentes.
A TAFUE abriu o palco, seguindo-lhe a TAE. A primeira tuna a actuar veio do Algarve, as Feminis Ferventis, seguindo-lhes, vindas de Lisboa da escola superior de Agronomia a TUNASSA. Depois do intervalo actuou a Tuna Sadina, vinda de Setúbal e por último as coimbrãs: Mondeguinhas.
Após as quatro maravilhosas actuações, os Seis Tetos encheram o palco com as suas músicas favoritas do público. Finalizou-se as actuações com mais uma primorosa actuação da TAFUE.
No final a entrega dos prémios presenteou a Tuna Sadina com quatro galardões: Melhor Solo, Melhor Estandarte, Melhor Pandeiretas e Melhor Tuna; as Mondeguinhas arrecadaram dois prémios: Passa Calles e Pezinho; a TUNASSA levou para casa o melhor Original e as Feminis Ferventis arrecadaram a Tuna mais Tuna.
As tunas estavam todas contentes no final, obviamente a Tuna Sadina estava em êxtase pois foi a mais galardoada e com o melhor prémio.
No fim ficou um sentimento de justiça na entrega dos prémios, toda a gente gostou e cantou em grupo algumas músicas das tunas.

Marco Alves

Comments (0)

Enviar um comentário