13:19

Noite de Tunas Polémica

As tarjas da polémica


Como é tradição, decorreu mais uma vez a Noite de Tunas da Queima da Fitas da Universidade de Évora que, saliente-se conta já com 20 edições. Esta edição, realizou-se como é usual nos Claustros do Colégio do Espírito Santo, contudo este ano o evento foi marcado por um conflito entre a Tuna Académica da Universidade de Évora e entre a AAUÉ.
Ao longo de dezanove anos, a TAUÉ levou a cabo a organização deste espectáculo que, é considerado no seio académico como um dos melhores encontros de tunas do país. Contudo, a AAUÉ decidiu tomar conta da organização da noite de tunas, defendendo que a noite de Tunas deveria ser organizada por todas as tunas, (incluindo o Grupo Académico Seistetos) em conjunto com a Associação.
Num documento publicado no site "Portugal Tunas", a TAUÉ defende que a AAUÉ tentou "diminuir quem ao longo dos anos ergueu esta noite emblemático. Pode ainda ler-se no mesmo documento [a AAUÉ] "ainda sobrepôs uma Tarja à que é colocada tradicionalmente pela TAUÉ, alusiva ao seu aniversário, sem consentimento prévio.
O que é certo é que a meio do evento, a tarja da AAUÉ foi descerrada, revelando a tarja da TAUÉ, para gáudio dos tunantes que rejubilavam efusivamente das janelas do Claustro. O público apreciou o descobrir da nova tarja, aplaudindo entusiasticamente o momento. Um dos momentos da noite!
É de destacar que tiveram presentes no evento cerca de 3000 pessoas que lotaram por completo os Claustros do CES. O ambiente foi acolhedor, vibrante e nostálgico, cabendo à Tuna Académica da Universidade de Évora subir ao palco em último lugar. A meio da actuação, um dos tunantes alegou que o som lhes havia sido diminuído, afastando a tuna todos os microfones, cantando com pujança e com dedicação para os presentes. Os finalistas, esses, choraram enquanto ouviam as músicas de despedida da TAUÉ.
Enquanto a noite de tunas decorria, no recinto da Queima actuou a banda popular Chave D'ouro. Pelo que o UE'Spírito conseguiu apurar, foi detectado um assalto no interior do recinto. Ainda assim, tentaremos explorar mais ao pormenor esta situação futuramente, confirmando ou desmentindo a veracidade da situação.

Comments (0)

Enviar um comentário