09:21

Joana Santos fala do ESN - UÉvora


A Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) passou a integrar uma rede internacional de troca de experiências para alunos Erasmus. A ESN-UÉvora (Exchange Student Network) propõe-se a ajudar os alunos portugueses que participam em programas de mobilidade internacional e alunos forasteiros que se estabeleceram em Évora para estudar.
O UE'SPÍRITO falou com uma das impulsionadoras do conceito em Évora, Joana Santos


Quando surgiu a ideia de aderir ao ESN (Exchange Student Network)?

A ideia surgiu há alguns anos, por parte de antigos dirigentes da AAUÉ. Esses dirigentes foram convidados a ir a uma plataforma nacional (reunião entre todas as secções portuguesas).
Apesar de não ter total conhecimento do que se passou, essa secção ESN acabou por deixar de existir, em 2006.
Este ano, quando entrei como coordenadora do Sector de RI/Erasmus, já me encontrava em contacto com as outras secções nacionais, incluindo Porto, Coimbra e Lisboa. Todos eles apoiaram a nossa entrada no projecto. Depois de tratar da burocracia, criámos então, o ESN-UÉvora.

Quais as verdadeiras vantagens deste projecto?

Bastantes! Por um lado, enquanto secção ESN temos muito mais visibilidade lá fora, na Europa, sendo que outros estudantes quando querem vir para cá já sabem como nos contactar, por outro, lado, temos imenso apoio logístico do ESN Internacional para actividades (ESN Card - espécie de cartão membro que vamos lançar em Setembro, template para o site da secção, ideias para actividades, os contactos de outras secções, etc.
Para além deste apoio, podemos ainda num âmbito nacional contactar com outras secções para e também podemos programar actividades a nível nacional como é o caso do Encontro Nacional de Erasmus. Caso não fossemos uma secção ESN, todo este apoio também aparecia, mas não a 100%.

Quais as metas que o ESN-UÉvora se propõe?

As nossas metas são as que estipulei enquanto coordenadora do Sector de RI/Erasmus da AAUÉ.
É com muito orgulho que afirmo que estamos no bom caminho para as contemplar todas!
Um dos pontos chaves sem dúvida foi a criação do site que, para além de funcionar como ponto essencial na divulgação também tem outro tipo de alternativas mais ou menos específicas.
De qualquer das formas, este projecto é para continuar, e as metas a curto prazo vão todas ser cumpridas e com certeza vamos aumentar o leque de metas a atingir no futuro.


João Barnabé

Comments (0)

Enviar um comentário