16:24

UE em jogo de PC


Foi apresentado no passado dia de 2 de Julho, na Universidade de Évora, o jogo de computador Nonnus Eborae. A produção deste jogo, integrado na cadeira de Produção de Conteúdos Multimédia do curso de Engenharia Informática envolveu diversos recursos humanos de várias áreas, nomeadamente uma equipa de quarenta alunos e de 19 professores dos departamentos de informática, história, música e física, este último por intermédio de professores do Centro de Geofísica de Évora.
Este projecto pioneiro na Universidade de Évora, começou como uma produção académica, mas já ultrapassou essas fronteiras. O UE’Spírito esteve à conversa com Nuno Mestrinho, um dos alunos envolvidos no projecto Nonnus Eborae que, nos confessou que existe a intenção de se candidatarem ao “Projecto Ciência Viva”, para que possam empregar o capital de um possível prémio, na aquisição do software necessário, assim como de computadores, para o desenvolvimento do projecto. Nuno Mestrinho explanou ainda outro objectivo “ pretendemos para além de fornecer o jogo pelas escolas da cidade e das demais freguesias de Évora, criar um núcleo e futuramente uma microempresa. A comercialização do jogo passa pelos nossos intuitos mas há que estudar bem a viabilidade. Neste momento, o que queremos é promover o nome da Universidade de Évora, o que não significa que não estejamos já a pensar noutros projectos paralelos a este, esses sim com intuito comercial.”
Quem já assumiu a vontade de apoiar este projecto foi o Presidente da Câmara eborense, José Ernesto Oliveira, avançando mesmo com propostas de parceria entre a Universidade e a edilidade.
Existe igualmente a intenção de colocar uma sala em funcionamento na Universidade de Évora, onde as crianças que visitem Évora, possam conhecer a cidade através do jogo.

João Barnabé

Comments (0)

Enviar um comentário